24.11.10

LONDON x LISBON - TEMPO II

Previsão para o tempo de hoje: Céu muito nublado, apresentando algumas abertas da parte da tarde. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes acompanhados de vento e granizo. Temperaturas baixas em todas as regiões. Respiro fundo... Outono, é isso, sim, é normal...

Devem estar a pensar se me refiro a Londres ou a Lisboa. Ironicamente esta é mesmo a previsão para Lisboa, reconheço que se procurasse a previsão de Londres, talvez as temperaturas seriam mais baixas ainda, entre os 1º e os 5ºC, haveria a possibilidade de ocorrência de neve ou geada nos arredores da cidade e talvez vento cortante vindo da Sibéria. Nada ao qual não me tivesse habituado, efeitos do aquecimento global, corrente do golfo ou simplesmente porque a mãe natureza assim quis que as alminhas àquela latitude sofressem (ou não) de condições menos agradáveis.

Por estranho que isso possa parecer as alminhas por lá (con)vivem bem com isso, não gostam, mas também não deixam de viver porque lhes choveu outra vez em cima…

É essa talvez a maior diferença cultural subjacente a este tema. As alminhas lisboetas quando o tempo está menos bom servem-se disso como desculpa para ‘deixar de viver’, de sair, de fazer coisas, tornam-se eles próprios bichos hibernantes da sua condição de lamentação. Questiono-me se algum alentejano ou beirão deixa de trabalhar ou sair para o café porque fazem lá fora temperaturas menos agradáveis e poucos são os que conhecem o aquecimento central…

Mas voltando à questão, é esta convivência com o tempo que muitos conterrâneos questionam quando digo que (sobre)vivi em Londres durante 5 anos e que voltei para contar as histórias. Sobrevivência na opinião deles, porque ninguém luso no seu perfeito juízo consegue passar impune ao tempo. Aqui dou-vos razão, ninguém no perfeito juízo vai viver para Londres pelo tempo. Mas desde quando alguém se muda para Londres porque gosta de chuva? Para isso fiquem pelo norte do país que à excepção do Verão com mais sol, mais quente e menos chuva, o tempo também não é assim tão diferente.

Quantos portugueses conheci por terras de Sua Majestade, de terras acima do Tejo que quando os questionava se voltavam, respondiam-me que não… Para quê?, diziam-me muito indignados… Já os de Lisboa, depois duns segundos de hesitação, respondiam-me com um sorriso nos lábios. – Claro que sim, mais tarde ou mais cedo, voltarei…

Mais perguntas fazia, mais respostas obtinha e mais certezas adquiria… para chegar à conclusão que não é de tempo que os Lisboetas falam, mas de luz… Em Londres por esta altura sentia-me letárgica porque escurecia às 3h30 da tarde e eu sentia-me já um autêntico urso polar. O dia via-o muito pouco, já a noite era interminável… Em Lisboa, também escurece mais cedo, estamos no Outono e os dias vão minguando até ao solstício de Inverno, mas mesmo assim ainda se vê luz e Lisboa tem aquela luz especial que nos faz esquecer muita coisa…

E aí ganho um sorriso nos lábios, porque de luz entendo eu… ou pelo menos mais um bocadinho que os comuns mortais… Sei porque o céu é azul e porque é que a luz lisboeta é diferente de todas as outras, ou pelo menos acho que sei… mas esse segredo guardo para mim para não lhe tirar a magia nem aquilo pelo qual os lisboetas suspiram…

Não há possível comparação entre o tempo de Londres e o de Lisboa, não vos vou mentir porque realmente o tempo de Lisboa é muito melhor e ninguém no seu perfeito juízo vos dirá que prefere o Londrino, mas não é de tempo que se fazem cidades… Há quem diga que é de luz…

Já nisto, contem comigo… E quanto a isso Lisboa ganha, pelo menos no que diz respeito à luz natural leva um avanço de anos-luz de Londres e isso é coisa que ninguém lhe pode tirar...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home