28.9.08

UNCOMMON DENOMINATOR


Ainda a propósito do Aural Glimpse, isto há coisas, a minha memória e atenção já não são as mesmas. E não fossem os meus amigos os meus leitores 'por supuesto' que até sabem o que se vai passando mais ou menos por estas bandas e já tinha chovido um rol de comentários a perguntar se eu tinha pirado de vez e que raio era Aural glimpse. Um daqueles posts que escrevi e depois deixei na gaveta... Isto foi há precisamente 2 meses, uma justificação atrasada da minha saída de cena do verão bloguino.


27 de Julho de 2008


Se há quem pergunte o que é feito de mim, já desisti de culpar o Verão e as festividades arquitectónicas, mas a verdade é que por várias razões tenho andado num frenesim autêntico.

Desta vez a culpa foi mesmo do trabalho.

Chamem-me masoquista mas quando circulou um email dirigido aos iluminados a propôr uma colaboração com os acústicos para desenvolver uma instalação de luz e som não hesitei. Que os rapazes sejam simpáticos, que até possam ser bem parecidos, considerados os 'NOT TOO TAKE SERIOUSLY' cá do sítio, os PARTY Animals, etc... mas o que me chamou a atenção foi mesmo a proposta. Muitas horas extras passei a ficar depois do trabalho, muita ginástica mental, muita coordenação para desenvolvermos o projecto UNCOMMON DENOMINATOR a tempo de expôr no Festival de Arquitectura. Por falta de recursos e de tempo para construirmos o nosso ambicioso projecto demos a conhecer ao público apenas a iniciativa através da mostra de uma das zonas que iremos exibir num local futuro.

Foram 2 dias bem passados de montagem da instalação, que deram direito a cortar carpete, colar cortinas, montar andaimes, desenvolver engenhocas electrónicas, focar luzes, pendurar espelhos, coordenar altifalantes. Um feito nunca visto por aquelas bandas, onde já se viu, acústicos e iluminados a serem criativos... Mais ainda, fizémos disparar o alarme de incêndio com a nossa máquina de fumo, o que deu direito a 10 minutos longe do computador e 400 pessoas fora do escritório... Chamámos-lhe exercício - teste de incêndio, dado que foi descoberta uma falha no sistema...

AURAL GLIMPSE foi uma instalação que esteve durante uma semana na recepção do nosso atelier. Projecto que se propôs a demonstrar que luz e som são apenas expressões diferentes do mesmo fenónemo e que podem ser reflectidos e absorvidos e completamente autónomos do espaço arquitectónico, poderia continuar o discurso de arquitecto... mas ficaram apenas as imagens, ainda que muito abstractas, talvez vos agucem o apetite para o que seguirá...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home