14.7.07

014 HANOI







Com tanta conversa para pôr em dia, chegámos à conclusão que o nosso plano inicial já tinha sido furado há muito tempo e decidimo-nos ficar por terra.
Qual Halong Bay de barco para ver as formações rochosas ou Sapa, os míticos arrozais nas montanhas? O segredo está em deixar algo para ver que é para depois servirmo-nos dessa desculpa para um próximo regresso.
Hanoi fez-me lembrar Macau. Com a sua arquitectura colonial, a confusão do Mercado Vermelho, as bicicletas e os riquexós, provavelmente um Macau que já não existe mas que ainda me resta na memória... Hanoi é assim... cores ocres e rosas velhos fazem parte da paleta da cidade remetendo-nos para tempos coloniais; a lenda local que fala dumas tartarugas gigantes que povoam o fundo do lago em pleno centro da cidade e se não fosse a diferença de escala quase poderia identificar semelhanças com o Lou Lim Iok (para os que não sabem era o típico jardim chinês que eu via da minha janela do meu 19º andar) ou os cheiros que mais uma vez me inundaram a memória, doces, acres, fortes, cheiros da Ásia.
De mochila às costas e máquina fotográfica a tiracolo explorámos a cidade, ou diria o centro histórico, tal e qual típicas turistas. Até riquexó resolvemos apanhar de regresso para o hotel e não tivesse sido o episódio do GIVE ME THE MONEY e tinha sido apenas mais um transporte alternativo desta nossa viagem... Depois da típica discussão e negoceata do preço da viagem, apanhámos 2 riquexós, um para cada duas. Fizémos corridas pelas ruas de Hanoi, sentimos o frenesim das motas e das bicicletas que nos faziam tangentes numa cidade em que não há leis da física que não sejam possíveis ou ângulos e distâncias que não sejam testadas sem haver maiores consequências. Claro que chegadas ao destino e na ausência de trocos resolvemos pagar os 2 riquexós com a mesma nota. Perdidas na tradução de repente o preço já era por cada uma das viaturas e Vietname rangendo os dentes começa a exigir o dinheiro de volta: GIIIIIIIVE ME THE 'MUNEY'! GIVE MEEEE THE 'MUNEY'!!! DO YOU WANT ME TO 'CALLLLL' THE POLICE? (aqui o vietnamita apenas anuiu com a cabeça que sim e Vietname continuou...) GIVE ME THE MUNEY; GIVE ME THE MOUNEY!!! Nem mostrando os dentes, pois enquanto tentávamos explicar ao outro condutor que tinham de fazer contas entre eles, pernas para que te quero e um dos riquexós desvaneceu-se no meio do caos de velocípedes. Enganadas, recusámo-nos a pagar a dobrar e ao pobre homem só lhe restou sair atrás do seu compatriota... Bem ficou a história e a 'private joke' do give me the muney.
Para terminar a nossa viagem voltámos a ser crianças e fomos ao teatro de marionetas. Aqui as marionetas vivem na água e têm efeitos especiais...
Os tempos mudam e nem a banda sonora em vietnamita tornou o espectáculo menos interessante...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home