9.2.07

009 GECKOS


As 3 horas de sono para apanhar o avião das 6 da manhã foram compensadas pela a visão da ilha de Phu Quoc. Situada no Golfo da Tailândia, podem imaginar que a paisagem é em tudo muito semelhante ao que os folhetos turísticos tropicais publicitam. A vantagem é que nesta ilha, de turismo ainda se sabe muito pouco e as infra-estruturas (in)existentes ainda vão afastando o turismo em massa tornando-a genuína e inexplorada. Segundo consta, na selva que ocupa metade da ilha, onde nenhum turista está autorizado a ir, pode-se encontrar a mais estranha e selvagem bicharada: tigres, cobras e o mais variado número de répteis.
Depois dum sol dúbio entre nuvens que salpicavam os céus, o tempo abriu e o paraíso revelou-se. Não faltaram os coqueiros, a areia amarela, a água quente e turquesa e o bar de praia, caipirinhas vietnamitas ao 'sabor' dum pôr-do-sol quente e vermelho e espreguiçadeiras esperando por nós.
Em trajes mais reduzidos foi um típico dia de praia e de inactividade: ouvir o som das ondas, perder a conta aos banhos, enterrar os dedos na areia e esticar-nos à sombra dos coqueiros.
A noite chegou e dirigimo-nos ao restaurante/bar de praia, o ponto de encontro do nosso lado da ilha. Ainda no bar o dono, residente na ilha há 15 anos, por sinal galego, ouvindo falar em português, meteu conversa e nomeou-nos as primeiras portuguesas a pisar na ilha. Esquecemo-nos da bandeira nacional ou da cruz, tal e qual descobridores em terra firme.
Fomos apresentadas à fauna local, principalmente um tal de GECKO, um lagarto que emite um som parecido com gecko, daí o nome... Saigão e eu familiares com esta bicharada devido a experiências prévias, confortámos Vietname e China defendendo os pobres 'lagartuxos' que comem os mosquitos e são completamente inofensivos...
Depois de espetadas de tubarão e de camarão grelhado, recolhemo-nos aos aposentos.
Eu fiquei com Saigão no quarto e China e Vietname ficaram no bungalow do lado.
O nosso bungalow era a típica infraestutura de praia. Muito modesto, tivémos direito a mosquiteiros nas camas e a ideia de adormecer ao som das ondas, acordar com vista para o mar e sair directamente do bungalow para a areia da praia compensaria a ausência de chocolates e orquídeas nas almofadas, o tão aclamado luxo asiático.
Depois de distribuídas as camas chegámos à conclusão que o meu mosquiteiro não funcionava... Determinadas a resolver e improvisar o assunto, ouvimos um barulho estranho... O nosso quarto era geminado, ainda pensámos que poderia ser do lado... Mais outro som indefinido e olhei para Saigão... Ela devolveu-me o olhar intrigado. Não foram precisas palavras pois sintonia feminina existe e sem dizermos uma palavra resolvemos partilhar a mesma cama. Eu por via das dúvidas resolvi deixar a minha lanterna de LEDs junto à cama. Já deitadas, o som começou a ser ensurdecedor e por mais gecko que parecesse, o som era de patas rastejantes no telhado e tecto. As duas completamente encostadas uma à outra arregalámos os olhos e 'os ouvidos'. E fez-se luz... Apontei a lanterna ao tecto e parou... Mais descansadas voltei a desligar a luz e tentámos adormecer... Silêncio... Por pouco tempo e de novo o barulho... Só vos digo que foi a noite toda assim: '- Saigão acorda, acende a luz!!!!! O bicho vai-nos cair em cima da cabeça! Pequim, ouviste aquilo, passa aí a lanterna!!!' Demos conosco a rir a bandeiras despregadas, pois parecíamos miúdas pequenas com medo das lagartixas... E só pensávamos nas desgraçadas, pois se nós, as experientes, estávamos naquele estado - de cabelos em pé - imaginem as vizinhas do lado!!!!
Ao fim de algumas horas completamente exaustas, com gecko ou sem gecko adormecemos...
A manhã chegou... 7 da manhã e Vietname e China já a pé desde as 6 da manhã... Meio estremunhada, eu fui a última a chegar ao pequeno-almoço... Saigão dirigiu-se a mim comentando: '- Nem imaginas o que aconteceu a estas misses. Vê lá tu que dormiram as duas na mesma cama... Tiveram medo das lagartixas... Que raio de aventureiras me saíram!!!' Pisquei o olho a Saigão e sorri... - Realmente, medo das lagartixas... Pffff! Então mas elas são completamente inofensivas, só fazem é barulho... '
Vietname e China um pouco envergonhadas sorriram e rimos todas...
O sumo natural de ananás estava excelente e o dia prometia...

2 Comments:

Blogger MP said...

engraçado - aqui em VLC há um bar onde costumamos ir que se chama GECKO e tem um lagarto à porta. Agora percebo...

Bungalows em frente ao mar? passeios de canoa? dias de praia sem absolutamente nada para fazer...
gostas muito de fazer inveja, gostas. Tenho-te a dizer que és bastante cruel...

De qq forma, fica a imagem das excelentes relações sino-vietnamitas. Juntinhas, nas noites quentes, debaixo de um mesmo mosquiteiro... dá q pensar (ou imaginar : p)

11:38  
Anonymous Anonymous said...

Paulinha... nao era medo das lagartixas! Aposto que pensavas que era um tigre no telhado ;)

05:21  

Post a Comment

<< Home