5.2.07

005 - GOOD MORNING VIETNAM










Saigão - Primeira lição de História:
Em tempos chamou-se Saigão, agora é Cidade de Hoh Chi Min, embora os locais não tenham deixado morrer o velho nome.
Foi fundada pelos khmers (mais uma pesquisa de Google, etnia de Cambodja), sendo conquistada pelos anameses (da região de Anaam, também aprendi esta) no século XVII. Ocupada pela França em 1859 (confesso que tenho algumas falhas no domínio da História Mundial, mas uma coisa é certa estes também estão em todas?!!! E ainda acrescento, com a ajuda dos Espanhóis!!!) tornou-se na capital da Cochinchina (afinal, afinal, fui parar à Cochinchina) e, mais tarde, de toda a Indochina Francesa (Laos, Cambodja e Vietname), até 1902. Em 1954 tornou-se na capital do Vietname do Sul tendo sido o quartel general das tropas americanas durante a afamada guerra do Vietname. Em 1975 as tropas do Vietname do norte entraram na cidade, marcando o fim da guerra.
Parada no tempo desde então, embora actualmente tenha começado a despertar e abrir ao mundo, Saigão ainda retém algum do seu charme francês no meio dum caos asiático. Cidade cosmopolita na sua modesta escala, acolheu-nos da melhor maneira. Deambulámos pelos vários bairros, ainda com vestígios de arquitectura colonial, fechei os olhos e quase pude ver Macau de novo e encontrar a Ásia que conheci em tempos.
O trânsito é uma loucura: motas e vespas de todo o lado, gente, carros, autocarros, bicicletas, cyclos, não há visão periférica que nos valhe para tanta confusão... Paradas por 10 minutos numa passadeira duma rotunda, com todos os locais a fazer apostas de quanto tempo levaríamos, fomos acompanhadas tal e qual crianças por uma local que teve pena de nós. Do outro lado da estrada, caras sorridentes e divertidas com a atrapalhação das turistas...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home